Um blog sobre a "Não Verdade"

Um blog sobre a "Não Verdade"

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ôinbus em Greve.

Hoje é o décimo dia de greve de ônibus em Fortaleza, os motoristas e trocadores querem reajuste de 45,37% contra 5,5% oferecido pelas empresas e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), usa as armas que tem para pressionar as empresas: Operação tartaruga, diminuição das frotas e paralizações. E quem sofre é a população, ontem o Terminal da Parangaba viveu horas de horror.

Entre 8 e 10 horas da manhã os transportes que chegavam dos bairros eram com atraso e completamente lotados, ao chegarem para a interação, paravam na entrada do terminal deixando a população que ia trabalhar do lado de fora. O tulmulto e os protestos não demoraram para acontecer.


Em menos de meia hora, cerca de 1.500 pessoas se aglomeraram causando um verdadeiro caos, algumas em sinal de protesto, sentaram na entrada do terminal, outras ensaiaram o coro "ão ão a prefeita é sapatão" mas o que era festa para alguns, causava desespero na maioria que esperava em vão pelos transportes.

As 8:30 da manhã, deu-se início a guerra. Para conter a população a Guada Municipal acionou a Polícia Militar que acionou o Ronda do Quarteirão que acionou o Batalhão de Choque.



A chegada do policiamento causou mais alvoroso nos cidadões que se perguntavam pelos motoristas e trocadores, não se via os profissionais em greve no meio da baderna, sentindo-se injustiçados depois de horas de espera e sem entender a presença agressiva dos fardados as pessoas partiram para a defesa, derrubando as grades de proteção das filas e alguns chegaram até mesmo a jogar pedras nos guardas.


E é claro que com um poder bélico muito inferior, os moradores de Fortaleza que dependem do Terminal da Parangaba para ir e vir perderam a batalha. Foram agredidos cruelmente com balas de borracha, cacetetes, socos e palavras de pouca ordem. Homens sangravam ao lado de senhoras chorosas e estudantes eram agarrados pelo pescoço. A correria foi geral enquando a imprensa local filmava tudo.



A confusão só acabou depois das 10h da manhã, cinco pessoas foram detidas, três outras foram hospitalizadas, mas todo mundo atrasou suas vidas e teve seu caminho interrompido.


                       Depois do jogo Honduras e Chile, os ônibus voltaram a aparecer, discretamente.


Hoje os trabalhadores conseguiu chegar no trabalho sem grandes transtornos, mas algumas perguntas permeiam-me a mente. Em tempos de eleição, quantos polílitos estão envolvidos com os empresários do transporte?  De quem é realmente a culpa? O protesto que gerou o caos ontem no Terminal da Parangaba foi armado? A atual prefeita Luizianne Lins (a salvo dos gritos que puseram sua sexualidade a prova e sem precisar do Parangaba Papicu via Montese) afirma: A passagem não vai subir.

Bem, como disse o filósofo "O estado primordial, primitivo do mundo é o Caos" vamos esperar pra ver.






                                                                              

Nenhum comentário: